Ministério de Libras ADS participa do CELEBRAR 2020

No Brasil existem cerca de 9 milhões de pessoas que se enquadram na categoria de surdos, com limitações de comunicação. Desde 2002, a Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) é reconhecida como segunda língua oficial brasileira pela lei 10.436, de 24 de abril de 2002.

Entretanto, de acordo com a Associação Missionária Para Difusão do Evangelho (Amide) apenas 1% dessas pessoas se declaram cristãs. A associação ainda afirma que são poucas as ações cristãs voltadas especificamente para esse segmento.

Pensando nisso, a Assembleia de Deus em Sobradinho (ADS) está sempre se movendo para atender esse segmento promovendo a inclusão. Nesse CELEBRAR, o grupo de pessoas surdas que participaram do evento foi dividido por faixa etária, e cada grupo contou com um intérprete.

Gabriel Tomás de Oliveira, 19 anos, faz parte desse grupo e opina sobre o CELEBRAR: “Muito bom, maravilhoso, porque está firmando a minha fé. Em outros lugares, tem ai outras oportunidades de carnaval; mas a gente sabe que a igreja é o melhor lugar para que a gente possa ter fé na nossa vida e isso é maravilhoso!”

Ele conta que os momentos que mais o marcaram no CELEBRAR foram o momento da oração e da interpretação: “Eu me senti muito emocionado e com vontade de chorar, porque eu sei que ás vezes a gente sente uma baixa autoestima, mas eu senti que toda a preocupação e toda tristeza foram substituídas pela alegria que Deus me deu!” (em libras, enquanto era interpretado).

Gabriel fala ainda sobre a divisão (do grupo de surdos) por faixa etária nas atividades e de ter interprete individual para cada grupo: “Foi muito maravilhoso. Porque só o visual não é suficiente. O surdo é diferente do ouvinte e tendo um interprete, quebra essa barreira na comunicação. É uma empatia do congresso, percebendo a nossa necessidade.” (em libras, enquanto era interpretado)

A intérprete Valdirene Oliveira afirma que para a comunidade surda tem sido muito edificante, as palestras são de acordo com a faixa etária e com ministração simultânea na língua brasileira de sinais (libras) demonstrando valorização e inserção dos surdos. “Tem sido muito bom por estarem sendo ministrados dentro da faixa etária deles e em seu contexto de vida”, completa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.